Serviços
MEDICINA DO TRABALHO
Anamnese clínica, para emissão do ASO com base em informações prestadas pelo trabalhador, riscos da função no ambiente de trabalho e resultados de exames complementares quando for necessário. Sendo eles: ADMISSIONAL, DEMISSIONAL, PERIODICO, MUDANÇA DE FUNÇÃO E RETORNO AO TRABALHO.
∙ Avaliação Psicológica
∙ Avaliação Oftalmológica
∙ Acuidade Visual
∙ Audiometria Tonal e Vocal
∙ Eletrocardiograma
∙ Eletroencefalograma
∙ Espirometria
∙ Raio X Tórax PA
∙ Raio X Tórax OIT
∙ Raio X Coluna Lombo Sacra
∙ Raio X Coluna Total
∙ Teste de Romberg
∙ Ácido Hipúrico
∙ Ácido Metil Hipúrico
∙ Ácido Transmucônico
∙ Coprocultura de Fezes
∙ Colesterol Total
∙ Colesterol HDL / LDL / VLDL
∙ Gama GT
∙ Glicemia
∙ Grupo Sanguíneo + Fator RH
∙ Hemograma Completo / Contagem de Plaquetas
∙ Micológico de Unhas
∙ Parasitológico de Fezes
∙ PSA
∙ Sumario de Urina
∙ TGO / TGP
∙ Triglicérides
∙ VDRL, entre outros.
É um ato médico que deve ser realizado pelo médico do trabalho, com a finalidade de validar ou não o atestado apresentado pelo empregado da empresa para a justificação de falta ao trabalho por motivo de doença, conforme o art. 6°, parágrafo 2°, Lei 605/1949.
Programa de Conservação Auditiva – PCA é um programa de ação multiprofissional, cuja implantação é exigida pelas Normas Regulamentadoras do MinistériodoTrabalho,representado pela ação conjunta da Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho, Fonoaudiologia, e Recursos Humanos, com o objetivo de prevenir aocorrênciaouoagravo de doenças relacionadas à exposição ao ruído, sendo a principal delas a Perda Auditiva Induzida por Ruído de Origem Ocupacional (PAIRO).
Programa de Controle de Saúde Ocupacional –
NR 07. Com base na análise das informações do levantamento ambiental (PPRA), o médico coordenador elabora este programa, com o objetivo de desenvolver ações para preservar e monitorar a saúde de seus funcionários. Neste documento são definidos quais exames ocupacionais devem ser realizados com o objetivo de avaliar a saúde dos trabalhadores, assim como, a periodicidade desses exames complementares, com base no PPRA, para que após a avaliação clínica pelo médico, possa ser emitido o ASO.∙ Teste rápido para detecção de anticorpos IgM e IgG qualitativo;
∙ Teste rápido para detecção de material genético antígeno – SWAB Nasofaríngeo;
∙ Sorológico quantitativo para IgM e IgG – CLIA com a metodologia Quimioiluminescência.
O exame toxicológico é uma exigência a todo o motorista portador da CNH – Carteira Nacional de Habilitação, – nas categorias: C, D ou E e condutores de passageiros. Bem como é obrigatório na admissão e no desligamento de motoristas regidos pela CLT e deve constar no CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho quando da admissão e demissão da empresa.
SEGURANÇA DO TRABALHO
Análise Ergonômica do Trabalho – Também chamada de parecer ergonômico ou laudo ergonômico. Trata-se de um documento essencial na avaliação (quantitativa e qualitativa) dos riscos ergonômicos presentes nas máquinas, equipamentos, postos de trabalho e na execução da atividade profissional.
É o documento que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento e/ou posto de trabalho estão expostos a algum agente físico, químico ou biológico capazes de causar danos à saúde, baseando nos limites máximos de tolerância expostos na Norma Regulamentadora 15 da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
O laudo deve ser emitido pelo empregador toda vez que for identificada uma atividade laboral de risco dentro das empresas. As atividades consideradas periculosas(ou perigosas) são aquelas que colocam em risco a vida ou a saúde do trabalhador.
Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho. Trata-se de um documento estabelecido e adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS na comprovação da exposição aos agentes ambientais nocivos à saúde ou à integridade física do trabalhador.
É um documento que tem a função de emitir comunicações internas em uma empresa a respeito de um trabalho que precisa ser efetuado. É necessário que a
ordem tenha número e data, a qual é colocada antes do nome de quem assina, com indicação do cargo.O PCMAT é voltado para a proteção do colaborador no ambiente onde mais ocorrem acidentes no Brasil: Construção Civil. Devido a esse alto risco devem ser planejadas e implementadas medidas que visam evitar a exposição do trabalhador, assim como também controlar as consequências caso o acidente chegue a se concretizar. O PCMAT tem
orientações que vão desde a implantação de um canteiro de obras obedecendo a questões de higiene pessoal, e cobre todos os setores, como por exemplo a questão das medidas de proteção coletiva a serem implementadas em toda a extensão de uma obra. Documento obrigatório para obras que possuem a partir de 20 colaboradores.Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde – PGRSS é um documento técnico obrigatório, o qual todos os estabelecimentos geradores de resíduos hospitalares devem possuir para controlar todos os seus resíduos sólidos gerados.
Perfil Profissiográfico Previdenciário constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.
O Programa de Proteção Respiratória (PPR) é um conjunto de medidas de segurança implementadas para proteger a saúde do trabalhador contra a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no local de trabalho. O intuito do programa é controlar as doenças ocupacionais causadas pela inalação das impurezas do ar que são prejudiciais à saúde como poeiras, névoas, fumos, vapores e gases químicos.
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), da Norma Regulamentadora no 1, é um documento que consolida todos os riscos ocupacionais a que o trabalhador está exposto: agentes físicos, químicos, biológicos, fatores ergonômicos e de acidentes.
O PGR é um instrumento integrador para operacionalização do gerenciamento de riscos ocupacionais na empresa, bem como comunicar os riscos ocupacionais na organização e contém, no mínimo, os seguintes documentos:
a) Inventário de Riscos;
b) Plano de Ação.
É um documento que contém um conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas à NR 10 onde faz a descrição das medidas de controle existentes, documentação de inspeções, procedimentos operacionais de segurança, especificação de EPI, entre outras medidas de prevenção e proteção para os serviços com eletricidade.
É um conjunto de documentos que tem por objetivo estabelecer os procedimentos de segurança a serem adotados em instalações onde se trabalha com combustíveis e inflamáveis, buscando promover a segurança para os colaboradores da área de risco. O Prontuário engloba diversos pontos como: Projetos das Instalações; Procedimentos Operacionais; Plano de Manutenção; Análise de Riscos; Análise de Acidentes e um Plano de Respostas a Emergências.
TREINAMENTOS
Treinamento voltado para um grupo organizado de pessoas, podem ser voluntárias ou não, que devem ser treinadas e capacitadas em prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros, para atuar no momento necessário.
O treinamento tem como objetivo e importância de orientar e capacitar os trabalhadores sobre o manuseio, guarda e conservação dos Equipamentos de Proteção Individual(EPI´s). O qual são dispositivos de uso individual que protegem o trabalhador de riscos que estão presentes no ambiente de trabalho e podem ameaçar sua saúde ou segurança.
O treinamento tem como objetivo instruir sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes –
CIPA, a qual cuja finalidade é a prevenção de acidentes de trabalho e doenças decorrentes, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.O treinamento tem como objetivo instruir sobre a norma NR 35 –
Trabalho em Altura, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o Trabalho em Altura, envolvendo o planejamento, organização e execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.O Objetivo desse treinamento é instruir sobre a Norma
NR 33 – Espaços Confinados, seus requisitos, identificação e reconhecimento desses espaços, sua avaliação, monitoramento e controle de riscos existentes.